BTT
A primeira competição de bicicleta de montanha foi realizada na Califórnia (EUA), no início da década de 1980. Desde aí que a disciplina teve um rápido crescimento, em todos os aspetos. Os primeiros Campeonatos do Mundo foram oficialmente reconhecidos na UCI no ano de 1990. A Taça do Mundo começou a realizar-se no ano seguinte.
A vertente de BTT tem várias disciplinas:
Cross Country Olímpico (XCO)
É uma modalidade olímpica.
As provas de XCO são realizadas em circuitos ondulados e variados, incluindo descidas técnicas, caminhos pelo meio da floresta, terreno rochoso e vários obstáculos. São circuitos com um perímetro de 4 a 6 quilómetros. A corrida varia entre 1h20 e 1h40, dependendo da categoria.
Cross Country Marathon (XCM)
As provas de XCM são uma versão longa do XCO, disputando-se num percurso de 60 a 160 quilómetros. Uma característica especial desta prova é o facto de juntar amadores e profissionais no mesmo pelotão. A maratona é realizada numa região montanhosa.
Cross Country Eliminação (XCE)
As provas de XCE deverão ser disputadas em percursos com 500 a 1000 metros.
É uma corrida rápida, dinâmica, cheia de ação, em que competem quatro ciclistas entre si. A prova tem vários obstáculos, envolvendo saltos e pontes. As competições começam com uma fase de qualificação, no formato de um contrarrelógio individual de uma volta ao circuito. Como resultado, os 32 homens mais rápidos e as 16 mulheres qualificam-se para a competição principal. Os dois ciclistas mais rápidos em cada série qualificam-se para o próximo circuito, com o formato a continuar até restarem apenas quatro corredores no concurso final.
Downhill (DHI)
O DHI é um contrarrelógio em descida, durante o qual o corredor passa por uma sucessão de trilhos rápidos e passagens muito técnicas. O participante deve demonstrar coragem, assim como técnica apurada e grande habilidade a conduzir a bicicleta para enfrentar raízes de árvores, amontoados de terra, lombas, saltos e outros obstáculos naturais ao longo do caminho. Chegam a atingir-se velocidades de 80 km/h.
Quando disputado em contexto urbano e não na terra, a disciplina assume a designação de Downhill Urbano (DHU).
Four-Cross (4X)
No Four-Cross (frequentemente abreviado para 4X) quatro participantes partem juntos para correr numa pista que alterna entre curvas e saltos. As corridas são muito rápidas (entre 30 segundos e 1 minuto) dando origem a confrontos ferozes e a percursos muito disputados. O vencedor é o primeiro a cortar o risco de meta. A competição de Four-Cross disputa-se ao longo de várias fases de qualificação.
Enduro (END)
As provas de Enduro incluem percursos especiais cronometrados (PEC) e troços de ligação. Os tempos alcançados em todas as etapas cronometradas são acumulados a um tempo total. Uma corrida de enduro percorre uma variedade vasta de terrenos fora de estrada. O trajeto deve incluir uma mistura de caminhos estreitos e largos, lentos e rápidos, com trilhas sobre uma mistura de superfícies fora da estrada. O Enduro requere aos atletas a capacidade de combinar resistência, velocidade e movimentos técnicos.
Alpine Snow Bike
O Alpine Snow Bike é uma disciplina de descida em zonas montanhosas com neve. Tal como no esqui alpino, os ciclistas têm de ultrapassar uma série de portões. O atleta mais rápido é o vencedor.
Fonte: https://www.fpciclismo.pt/pagina/apresentacao-btt